Departamento de comunicação para igrejas, desafios e benefícios

Um departamento de comunicação organizado, com equipes definidas e trabalhos bem delimitados, influencia diretamente na propagação e alcance da mensagem, atingindo mais pessoas.

Nunca foi tão necessário investir na organização de um departamento de comunicação dentro das igrejas. A pandemia e as restrições para frequentar os templos físicos, aceleraram os processos de cultos com transmissões virtuais. Uma tendência que atingiu praticamente todos os setores da sociedade, mundo afora.

As lives para transmitir os cultos, saíram da condição de diferencial, só então usadas por algumas igrejas, e passaram a ser uma necessidade, independentemente do tamanho da denominação.

E, assim, a comunicação passou a ser vista como um departamento ainda mais essencial no dia a dia da congregação.

Quais as atribuições de um departamento de comunicação para igrejas

Não apenas para os cultos on-line é importante ter uma equipe bem estruturada e treinada. Na realidade, um departamento de comunicação é responsável por várias atividades de marketing, essenciais para a igreja como instituição. Entre elas:

  • Organização e divulgação de eventos;
  • Gestão de marca, posicionamento institucional e visão;
  • Produção de conteúdo para plataformas on e off-line;
  • Produção de material audiovisual;
  • Gerenciamento de redes sociais;
  • Assessoria de imprensa e relações públicas.

*Breve, abordaremos em artigo específico, cada um dos tópicos acima.

Marketing e vontade de Deus

Durante muito tempo foi um tabu, falar em estratégias de comunicação e marketing para igrejas. Tinha-se a visão de que criar planos de ação pudessem, de algum modo, competir com a vontade e o direcionamento de Deus.

Hoje, com uma visão mais ampla e à medida em que mais pessoas foram se interessando pelo estudo da comunicação dentro das igrejas, esse pensamento tem cada vez menos representatividade.

Marketing e vontade divina podem conviver em harmonia, sendo do departamento de comunicação bem-estruturado nos fundamentos e na visão ministerial, a responsabilidade de propagar o que a visão e as atividades da igreja têm a oferecer e impactar a comunidade local, regional, nacional e mundial.

Como montar um departamento de comunicação na igreja

É preciso que a iniciativa parta da liderança, pois será dela a responsabilidade de gerar nos liderados a visão e o propósito de tudo que for produzido pelo departamento.

A partir daí, deve-se escolher pessoas que tenham aptidão para trabalhar na área. Quanto mais pessoas que já tenham experiência ou formação em comunicação, marketing e áreas afins, será melhor. Mas, não é uma regra.

O fundamental é cercar-se de pessoas que queiram assumir o compromisso de aprender; e a responsabilidade para executar. É importante lembrar que o pessoal da comunicação e os criativos de modo geral, são os que normalmente chegam horas antes para organizar transmissões, disponibilizam tempo extra para reuniões e processos de produção e criação dos materiais.

É dessa turma a responsabilidade de criar e desenvolver estratégias em artes, posts, fotos e vídeos que abastecerão os canais de comunicação da igreja. E tudo isso exige muita disponibilidade, comprometimento e disciplina.

Como escolher as pessoas certas

A escolha pode começar pela definição de uma pessoa para liderar. Mas, é bom lembrar que nem sempre as igrejas têm condições, devido a pequena estrutura local, de formar uma equipe, e não há problema algum.

Incialmente, as atividades podem ser exercidas individualmente e ir acrescentando mais pessoas, à medida em que houver aumento das demandas e crescimento da igreja.

Para escolher novos voluntários pode-se optar por um convite geral à igreja e a partir dele fazer um período de treinamento nas atividades; ou convidar individualmente, para colaborar em funções mais específicas. Ambas as formas são válidas e não são excludentes.

Liderança e discipulado são essenciais

É muito importante entender que assim como as equipes de louvor que têm um universo muito específico de trabalho e carregam um perfil característico de personalidades, o mesmo acontece na área de criatividade, onde se insere o universo da comunicação e do marketing.

Portanto, é preciso estar atento ao acompanhamento individual. Não basta formar times e escalas, será preciso gerenciá-los e, mais do que isso, discipulá-los. E a maneira mais efetiva de exercer essa liderança será pelo exemplo e comprometimento diário.

Benefícios de um departamento de comunicação

Entre os muitos frutos e benefícios colhidos pela montagem de um departamento de comunicação nas igrejas, estão: organização das atividades criativas, publicações periódicas, produção e cobertura de eventos, alcançando mais vidas através dos conteúdos gerados e disseminados nas diferentes plataformas, sejam elas digitais ou não.

Com um bom arquivo de vídeos, por exemplo, é possível trabalhar as mensagens pregadas e divulgá-las novamente na íntegra, ou editadas em pequenos conteúdos para as redes sociais.

Qual é a estrutura de equipamentos ideal?

A montagem e definição dos equipamentos está diretamente alinhada com as necessidades e possibilidades da igreja. Hoje, é possível fazer transmissões ao vivo, por exemplo, de um smartphone, com certa qualidade.

Porém, para objetivos mais profissionais, o ideal é investir em equipamentos audiovisuais de qualidade. O mesmo vale para fotografias e todo o material para design digital e gráfico, que inclui ai, programas específicos e hardware de bom desempenho.

Por fim, o trabalho desenvolvido pela comunicação na igreja, nada mais é do que uma maneira poderosa de amplificar da mensagem. Tem muito menos a ver com quantidade de seguidores, engajamento, likes e compartilhamentos; e tudo a ver com alcançar e impactar muito mais pessoas.

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