Organizar e divulgar eventos na igreja é mais eficiente quando há um departamento de comunicação organizado e atuante.
Para que o departamento de comunicação aja de modo eficiente, é preciso alguns passos essenciais para organizar e colocar em prática todo o trabalho:
Defina o que será feito
Em parceria com o pastor ou do líder do ministério diretamente envolvido no evento, defina o que será feito para divulgar o evento: as estratégias e canais que serão usados.
Selecione os profissionais e delegue
Se você lidera um departamento de comunicação na sua igreja, não caia na tentação de fazer tudo sozinho. Liderança é apontar caminhos, dar suporte e envolver-se de modo a fazer com que todos tenham o apoio necessário para que suas funções sejam bem realizadas.
Liderança pode ser ‘mão na massa’, sim. Só não pode ser egoísta, o herói. O foco de uma liderança saudável é alcançar o máximo de resultado, preferencialmente, com a participação de todo o time.

Monte um calendário
Com os eventos definidos, é hora de montar o calendário de trabalho do seu time de criativos. Esse calendário deve conter quais ações serão feitas – teaser, card para redes sociais, vídeo Rells e IGTV, por exemplo – e quando cada um será publicado.
Mas atenção: além do calendário de divulgação é preciso organizar o calendário de produção do evento. Quem vai estar diretamente envolvido em cada produção e o prazo que terá para produzir cada peça.
Hora de produzir
Com o calendário de postagem e produção definidos, é hora de colocar a mão na massa para que o evento da sua igreja, ganhe a melhor divulgação possível. Nessa etapa, será preciso reunir-se com o seu time e passar o briefing (resumo de todas as informações importantes sobre o evento e sobre o trabalho especificamente).
O ‘pulo do gato’ aqui é gerar na equipe não só o desejo pela produção em si, mas a recompensa final do trabalho, que é alcançar mais pessoas através do evento que será realizado.
Vai além de fazer o melhor tecnicamente, é sobre entender a visão, dedicar-se à missão e, sobretudo, amar a mensagem que estará sendo passada.

Escale o time que trabalhará no evento
Um departamento de comunicação deve atuar não apenas na organização, mas, também, no dia do evento. Para isso, defina previamente quem trabalhará no dia (fotógrafos, câmeras, projeções, transmissões…) e monte a escala de serviço, destacando as atribuições de cada um e os horários que precisarão estar disponíveis.
Importante: a escala de serviço deve ser montada com antecedência para que todos possam se programar. Peça o “OK” de todos para que você possa saber com antecedência com quem poderá contar.
Com o time escalado é hora de montar o roteiro técnico e visual. Coloque no papel todas as etapas que envolverão o evento e participe de ensaios gerais (caso tenha apresentações, como coral, orquestra, teatro e dança). Essa participação será fundamental para que todos tenham claro onde estarão atuando e os momentos em que ocorrerá.

Profissionais de som e iluminação são parte importante nas mídias da igreja, por isso, devem fazer parte do time de comunicação.
No dia do evento
Convoque a equipe de comunicação para estar na igreja com antecedência, algumas horas antes, para organizar a parte técnica e toda a dinâmica de atuação.
Se houver transmissão ao vivo, é preciso checar todos: câmeras, mesa de transmissão e todo equipamento de suporte.
Será necessário testar a iluminação, o som e também a parte visual, no caso as projeções em telão.
Reúna previamente todo o conteúdo que será projetado – cards, logos, vídeos – e deixe-os separados e prontos para a exibição.
Um lembrete: profissionais de som e iluminação são parte importante das mídias da igreja, por isso, devem fazer parte do time de comunicação.

Prontos para a cobertura
O momento em que o evento inicia é a parte mais efetiva do trabalho dos criativos da comunicação. Tanto para a transmissão em si, quanto para a cobertura de tudo que se dará naquelas horas.
Estar atento ao que foi programado é fundamental. Esta é a hora de colocar em prática o roteiro previamente montado e ensaiado.
Vale destacar: por mais organizado que tudo tenha sido feito, sempre ocorrerão imprevistos, faz parte. Esteja preparado para lidar com eles de modo que comprometam o mínimo possível os passos seguintes.
Hora de repercutir o evento
Tão importante quanto a preparação e divulgação prévia, é a repercussão do evento. Aqui consideramos todo o conteúdo (fotos, textos e vídeos) que irá para as redes sociais e demais canais de comunicação da igreja.
Eles devem ser publicados de acordo com o calendário previamente definido. Uma boa estratégia é postar durante e imediatamente após o evento, o conteúdo fotográfico.
Porém, dependendo do evento, é bom programar suítes da mensagem e de tudo que aconteceu, para ir postando ao longo da semana, em canais específicos, como YouTube, por exemplo, além de divulgar nas redes sociais e site da igreja.
Tenha em mente que o departamento de comunicação da igreja funciona como um amplificador da mensagem. Então, monte toda a estratégia de cobertura do evento com esse fim: foco na mensagem.
Se você quer saber mais sobre esse assunto confira o nosso blog com conteúdos exclusivos sobre departamentos de comunicação para igrejas.
