Comunicação assertiva: como ter conversas difíceis

A experiência de ter conversas difíceis bem que poderia ser chamada de “a arte da conversa sincera”. Ela geralmente começa com a frase: precisamos conversar. Quando dizemos ou ouvimos essa frase, é impossível não acender um sinal de alerta e expectativa para o que virá.

Mas, uma conversa difícil pode ser necessária não somente para esclarecer uma situação ou dar um feedback mais delicado. Ela pode ser indispensável também para dizer um ‘não’ e explicar seus motivos.

Afinal, quem já não protelou uma conversa com receio de como a outra pessoa iria reagir?

Desenvolver a habilidade de ter conversas difíceis, é uma daquelas matérias que a escola não ensina, mas é essencial para as mais variadas situações.

Existem vários benefícios que você pode ter em desenvolver essa habilidade. O principal deles é a liberdade: de conseguir dizer não; de comunicar o que precisa ser dito, sempre que precisa ser dito; e até mesmo para proteger o seu tempo, quando for o caso.

Ter uma conversa difícil, não significa resultados negativos. Sabendo se comunicar com clareza é possível tirar experiências positivas desses momentos. Veja alguns.

Fortalecer relações

Sabendo comunicar-se com clareza, você vai conseguir ter conversas difíceis e ainda fortalecer relações. Isso porque a base de qualquer relação é a confiança e o respeito. Quando as pessoas entendem que você tem uma comunicação franca e aberta, há muito mais chance de fortalecer os seus relacionamentos, sejam eles pessoais ou profissionais.

Dar feedback e ajudar pessoas

Mesmo quando a situação é delicada, dominando a habilidade de ter conversas difíceis, você poderá ajudar pessoas, dando retorno, fazendo observações que possibilitarão o desenvolvimento e aprimoramento pessoal.

Mas como ter uma comunicação assertiva?

1. Inicie a conversa com muita sinceridade e empatia.

 Evite os rodeios que não deixam claro o assunto central da conversa. Vá direto ao ponto, mas com empatia, transmitindo humildade e até mesmo vulnerabilidade, com o uso de frases como:

“Confesso que não sei bem como ter essa conversa, mas ela é muito importante por conta disso…”; ou “eu observei alguns erros na condução do seu trabalho e, se fosse comigo, gostaria de ter um retorno, então quero fazer algumas considerações…”

Outra opção para iniciar uma conversa difícil é trazer um pouco de humor, deixando o ambiente mais leve e descontraído. Mas, sem exageros.

2. Não subestime a capacidade de entendimento de seu interlocutor

Muitas vezes, a insegurança em ter determinada conversa está relacionada ao pensamento prévio de que a pessoa não entenderá de modo correto o que será dito. Afastar esse pensamento é fundamental para que você possa passar a mensagem e dizer o que precisa ser dito, com muita tranquilidade e verdade.

É entender que você está tratando com adultos. Mas, essa dica também serve para conversas com adolescentes: trate-o como adulto, na hora de ter uma conversa séria.

3. Controle suas emoções

Abordar o assunto com calma, num tom de voz tranquilo e com bom intervalo entre as palavras, vai garantir que o conteúdo seja percebido com mais serenidade e trará clareza tanto para você que estará abordando o assunto quanto para quem estará ouvindo.

 4. Deixe espaço para a interação

O ponto aqui é usar perguntas como forma de checar o entendimento do interlocutor sobre o que está sendo dito. E também para ouvir o que ele tem a dizer quanto ao que foi colocado. Por fim, encerre a conversa com um clima amistoso, mas sincero, de agradecimento e deixando claro que está à disposição para ajudar, se for o caso.

Agora que você já sabe como conduzir uma conversa difícil, que tal saber também o que evitar?

  • Deixe de lado expressões como: obviamente, claramente, sem dúvida… O que pode parecer óbvio para você, pode não ter a mesma interpretação para quem está ouvindo.
  • Evite as generalizações (você sempre ou você nunca)
  • Não culpe o outro pelos seus sentimentos. Evite frases como “você faz com que eu me sinta…”. Em vez disso, construa sua narrativa com fatos, por exemplo: quando você age assim…. eu me sinto…

Com essas dicas, você certamente conseguirá se comunicar de maneira mais assertiva, mesmo que se trate de conversas difíceis. Mas, lembre-se: transparência e sinceridade não são fabricadas, você precisará estar disposto a isso.

Dica de leitura: Empatia Assertiva, como ser um líder incisivo sem perder a humanidade/ Kim Scoty

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