Ter uma boa redação, escrever bem, ter um texto envolvente, é o alvo de muitas pessoas que querem criar conteúdo para blogs e redes sociais, escrever artigos, livros ou, simplesmente, se comunicar melhor no seu dia a dia.

Produzir uma boa redação é também o sonho de todo candidato para os mais diferentes concursos. Enem, vestibular, concursos em geral, costumam avaliar os candidatos com prova de redação. Mas, produzir uma boa redação, um bom texto, não é privilégio apenas de quem está se preparando para um exame de seleção.
Não importa o objetivo final, escrever bem, é um diferencial e tornou-se uma das skills em alta no mercado de trabalho.
Como desenvolver a escrita
Apesar de muitas pessoas já apresentarem um gosto ou habilidade naturais para a escrita, produzir um bom texto, com uma forma de escrever que envolva e cative a atenção do leitor pode ser aprendido.
Para isso, é preciso estar disposto a seguir uma rotina ‘mão na massa’, ou seja, praticar, produzir. Aqui vão algumas dicas para desenvolver a sua escrita e, quem sabe, inspirá-lo a produzir textos “matadores”, que prendem a atenção do público e deixam aquela sensação de quero mais.

Leia muito
Tudo começa com uma boa rotina de leitura. Além de aumentar o vocabulário, a leitura amplia a visão com conhecimento sobre diferentes assunto e, de quebra, ainda nos coloca em contato com diferentes estilos de textos.
Escreva muito
Aqui é onde a postura mão na massa que falamos acima vai separar os homens dos meninos. Quanto mais você escrever, mais fácil ficará a conciliação das ideias e a produção do texto em si.
Não tenha medo de errar
É preciso tempo para lapidar a habilidade de escrever e quanto mais você treinar, mais vai perceber o desenvolvimento do seu texto. Tudo na vida exige preparação adequada e com a produção de textos não é diferente.
Esteja atento a tudo o que acontece no mundo e ao seu redor
Bons insights sobre o que escrever costumam sair daí. Então, reserve um tempo para assistir, ler e se conectar com as notícias do momento. E também desenvolva o hábito de observar.

Inspire-se nos melhores
Sabe aquele texto que você leu e ficou vidrado do começo ao fim? Use-o como modelo para descobrir quais recursos o autor usou que chamou mais a sua atenção. A seguir, tente produzir um texto aplicando esses recursos.
Outra dica: pesquise na internet por modelos de redação nota 10 ou por estilos de textos específicos, como crônicas e artigos, de autores já consagrados, e inspire-se neles.
Não há uma fórmula mágica para escrever bem
O que há é muito treinamento, estudo e força de vontade para desenvolver a habilidade de escrever bem. Pense nesse processo como uma preparação física de um atleta de alto rendimento: o resultado só virá com muita preparação, rotina de treinamento e persistência.

Domine a língua e a gramática
Sim, conhecer a língua faz toda a diferença na produção de um bom texto. É esse domínio que garantirá a você, usar as palavras certas, escolher sinônimos que fortaleçam a sua argumentação, contar uma história de modo atraente.
Já o domínio da gramática lhe dará o suporte técnico necessário para escrever de modo adequado e compreensível.
Aplique corretamente a pontuação
Não: virgulas, pontos de exclamação, ponto e vírgula, dois pontos, e outros, não são decorativos. Cada um cumpre um papel específico no texto e saber usá-los pode dar fluidez, gerar coesão ao conteúdo e garantir que o argumento seja bem compreendido.
Saber usar a pontuação pode, inclusive, garantir uma identidade textual para você, ou seja, a forma como você constrói e pontua suas frases podem tornar-se sua marca registrada, um DNA para o seu texto.
Use a técnica da gaveta
Sempre que possível, deixe seu texto guardado por algum tempo – gaveta no sentido figurado, arquivo físico ou virtual, não importa. O que vale aqui é deixá-lo “esquecido” por algum tempo. Após esse período, leia-o em voz alta, se ele te passar uma boa sensação e fluidez, provavelmente é a hora de apresentá-lo ao público.
Mas, se isso não ocorrer, e a sensação de satisfação não vier, trabalhe um pouco mais para acertar os detalhes que deixaram a desejar. Nesse momento, vale buscar a ajuda de um profissional que possa dar um feedback mais específico.
Se o seu foco é uma boa redação para vestibular ou Enem, aqui vai uma dica específica: elabore uma lista com os tópicos que deseja tratar dentro do tema; isso ajuda na ordenação dos pensamentos, otimiza o tempo e evita fugir do assunto proposto.
- Pulo do gato: Domine o assunto sobre o qual você deseja escrever. Uma boa redação é resultado do domínio da linguagem escrita aliada ao conhecimento sobre o tema.
Redação é adequação de forma e conteúdo. E quanto mais treinamento e conhecimento sobre o assunto, melhor o seu texto será.
