Por que investir em marketing digital?

O marketing digital está cada vez mais popular e tornou-se vital para negócios online ou físicos. Mas, apesar disso, os motivos para investir no marketing digital ainda geram alguma dúvida.

Por isso, é importante ter clareza sobre os benefícios desse novo ambiente para obter o melhor que ele pode oferecer para o seu negócio. Acompanhe tudo a seguir.

Mudança na forma de acessar e consumir conteúdo

Há algumas décadas o consumo de conteúdo era feito através de televisão, rádio, jornais e até boca a boca. Com a Internet e o avanço das tecnologias digitais, como os computadores pessoais e dispositivos mobile, a forma de acessar e consumir conteúdo se modificou completamente.

Agora, o consumidor escolhe o que, onde e quando acessar. Se no passado nossos pais e avós eram expostos aos conteúdos que os veículos de comunicação de massa decidiam divulgar, hoje, essa decisão está, literalmente, na mão do consumidor.

A comunicação era estática, onde você consumia o que era oferecido; hoje ela está ligada a um universo dinâmico chamado Internet, que diversificou e personalizou a experiência de consumir conteúdo.

E nesse cenário, entra em campo o marketing digital, com o propósito de fazer com que negócios, marcas e pessoas se encontrem e se conectem.

Marketing digital para encontrar, conectar e vender

Seja qual for o seu objetivo final, investindo em marketing digital é possível alcançar os resultados desejados. O primeiro passo é traçar metas e escolher as estratégias apropriadas para alcançá-las. Para isso:

  • Conheça e defina o seu público-alvo: é importante saber exatamente quem vai consumir o seu conteúdo. Entender hábitos pessoais e de consumo, necessidades e dificuldades, vai ajudar você a definir a persona para a qual o seu produto ou serviço é fundamental.
  • Defina sua presença digital: em quais canais você estará presente (redes sociais, site, blog, marketplace, e-comerce). É preciso ter claro as características de cada um, a fim de adequar o conteúdo quanto a forma e linguagem específicos.
  • Invista em conteúdo de qualidade: se a internet trouxe mais liberdade e democratizou a forma de consumir conteúdo, por outro lado, escancarou a necessidade de relevância no que é produzido e publicado, para atrair a atenção do consumidor.

Conteúdos atraentes passam pela escolha correta dos recursos a utilizar – texto, áudio, vídeo – e também pela informação que será transmitida. O equilíbrio perfeito entre forma e conteúdo é a essência de estratégias de marketing digital bem-sucedidas.

  • Escolha qual estratégia usar para alcançar seu público: no marketing digital é possível dispor de conteúdos pagos, anúncios que geram tráfego a partir do investimento financeiro ou conteúdos oferecidos gratuitamente, cujo objetivo é gerar tráfego orgânico para o seu negócio.

Ambas as estratégias são importantes e não são excludentes. Mas, ter claro quando usar cada uma é fundamental para alcançar os resultados desejados.

Sua estratégia precisa de um calendário

Tão importante quanto produzir um conteúdo atraente e decidir onde publicá-lo, é estabelecer um calendário para a publicação. O calendário fará com que você tenha mais chances de fidelizar o seu cliente, gerando nele o hábito de acessar o seu conteúdo.

Outro benefício de um calendário é o gerenciamento e acompanhamento do desempenho da sua estratégia, comparando dias, horários, engajamento e interação com o seu conteúdo. Assim, você poderá ajustar não apenas o calendário, mas o próprio conteúdo, quando necessário.

Se você deseja saber mais sobre marketing digital e como aplicá-lo ao seu negócio, entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos treinamentos e consultoria. Acompanhe também o nosso blog, e siga bem informado sobre os principais assuntos da comunicação e marketing e do ambiente empresarial.

Deixe um comentário