Você já deve ter ouvido falar muito em “nova economia”, “novos negócios”, “novo modelo de se relacionar no ambiente de trabalho”, sobretudo com a chegada da pandemia e com o cenário que se apresenta para os próximos anos.

Se os negócios e os relacionamentos mudaram e tendem a continuar em transformação, os líderes também precisam estar alinhados como esses novos cenários.
Acompanhar as constantes mudanças organizacionais tornou-se fundamental não apenas para entender que o que faz a ‘roda girar’ são pessoas, mas para desenvolver competências que aperfeiçoem os relacionamentos no ambiente de trabalho, a fim de:
- Potencializar ações;
- Implementar culturas;
- Gerar resultados.
Do líder do novo momento é exigido cada vez menos a ideia de herói – daquele que constrói tudo sozinho e chama para si todas as responsabilidades – e muito mais o fortalecimento do trabalho em conjunto, potencializando o que cada um tem de melhor.

Modelos e competências para o desenvolvimento de uma boa liderança
- Entender o indivíduo. Liderar passa por gastar tempo conhecendo as pessoas, entendendo suas necessidades, motivações, pontos fortes e fragilidades;
- Ter uma percepção singular das pessoas. Entender que liderança se faz com empatia e que ela se constrói no relacionamento um a um. Essa relação individual fortalecerá a equipe e os resultados que se pretende alcançar coletivamente.
- Entender o ambiente e cultura organizacional. Estar atento a visão e ao propósito por trás das atividades que são propostas pela instituição, alinhando os valores, os porquês e a maneira de alcançar as metas estabelecidas.
- Valorizar a vulnerabilidade, sabendo que ela torna a liderança mais humana e fortalece a empatia;
- Não pensar em soluções prontas, mas buscar uma forma de agir que se adeque ao seu ambiente profissional e as ‘dores’ dos indivíduos que estão ao seu redor.
O líder dos novos tempos é, em síntese, gente lidando com gente, que entende necessidades e anseios, dores e conquistas.
Compartilhar e colaborar, colocar o liderado no centro e usar mecanismos para que ele possa se autogerir e tomar responsabilidades, percebendo sua importância para o todo, tornou-se foco central quando se fala de liderança eficiente e contextualizada aos novos tempos nas corporações.
Formas de estabelecer uma liderança eficaz
Com a pandemia e o que foi estabelecido a partir dela, trazendo relações de trabalho que se alternam entre os ambientes presenciais, híbridos ou totalmente remotos, também se exige do líder novas formas de gerenciar, motivar e conduzir sua equipe.

Características do líder que emergiu da pandemia
- Autoconhecimento, como forma de gerar empatia consigo e com o time;
- Capacidade de se adaptar e aprender rápido;
- Visão analítica, orientada por dados para tomada de decisões ágeis. Há cada vez menos tempo para a observação, por consequência, a necessidade de tomar decisões pautada em dados, ganhou mais força e relevância;
- Comunicação clara e assertiva: não apenas para falar e ser entendido, mas, sobretudo, para ouvir.
Nunca fez tanto sentido entender liderança como uma relação que passa por ser exemplo para estabelecer lealdade e confiança; onde o que é acordado é cumprido. Isso porque, não há como cobrar autogestão, se o líder não for o modelo.
O líder dos novos tempos também é aquele que paga o preço de estar em constante aprendizado, a fim de desenvolver inteligência emocional e habilidades criativas para resolução de problemas.

Parabéns, material de grande valia, onde falam em desenvolvimento de pessoas, todos temos grandes qualidades que muitas vezes não são aproveitadas, também sem incentivos para destacá-la perante aos pontos negativos…
Vejo, que o mais fácil pontuar os erros, pois desenvolver pessoas da muito trabalho e muitas vezes os líderes ou empresas, não estão à altura para este desafio.
Obrigado,
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Obrigada por sua interação. Essa troca de conhecimento e ideias é fundamental para crescermos como pessoa e profissionalmente.
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