Liderança, engajamento e performance

Cada vez menos associado a figura do herói e mais focado no profissional com habilidades aglutinadoras e engajadoras, é o perfil do líder dos novos tempos.

Saber trabalhar em equipe e tirar o melhor do seu time é a habilidade esperada dos profissionais em cargos de liderança, em diferentes segmentos, que buscam estabelecer ambientes que unem alta performance e colaboração entre os profissionais. Porém, liderar, vai além de ocupar um cargo ou exercer o papel de gestor. Liderar passa por motivar, engajar e influenciar pessoas a irem além.

Mas, por que liderar é tão importante?

Dá uma olhada nesses números:

  • 70% do nível de engajamento dos empregados é atribuída à qualidade do chefe;
  • 50% da rotatividade do time é pelo desejo do empregado de se livrar do chefe;
  • 30% dos trabalhadores se sentem compromissados a fazer um bom trabalho; o restante, faz por fazer. E 20% está tão descontente que age de forma contraprodutiva para toda a empresa.

Os números da pesquisa realizada pela Gallup, em diferentes segmentos, dão uma ideia de quão fundamental é o exercício da liderança e como ela impacta diretamente no resultado de uma equipe.

O estudo também indica uma escassez de pessoas com perfil de liderança. Somente uma em cada 10 pessoas possui talento para administrar. Resultado: as empresas não escolhem o candidato com o talento certo para o trabalho 82% das vezes.

Se uma liderança eficiente é o Norte para obter o melhor de uma equipe e garantir a alta performance, é essencial, então, entender quais as skills mais desejadas em um líder.

O perfil do profissional com habilidades de liderança

“Quem você é torna-se um fator essencial para prever que efeitos poderá causar nos outros” (O Código da Liderança)

Se o perfil de liderança é escasso, a boa notícia é que com empenho e foco no que precisa ser melhorado, um profissional que busca exercer funções de liderança pode aprimorar e acrescentar habilidades e desenvolver-se como líder. Aqui vão três características essenciais:

  • Motivador

O líder relevante encontra-se na retaguarda de seus liderados que, inspirados e impulsionados por ele, vão adiante realizando e trazendo os resultados.

  • Foco na equipe

O líder não necessariamente estará na vitrine, mas, certamente, será reconhecido
quando o todo se fizer lembrar. Seja inspiração. Seja motivação. Seja o desafio.

  • É o ponto de convergência

Não é tão simples aglutinar ideias e buscar a convergência para um objetivo comum. O líder precisa ter claro os desafios e onde deseja chegar, para que seja o ponto de equilíbrio dos EUs a ponto de construir o NÒS, tão esperado no trabalho em equipe.

Todo esse trabalho será construído com tempo e comprometimento e alguns ingredientes que podem fazer a “massa” levedar mais rápido:

Transmita conhecimento e passe segurança ao time. Mas, lembre-se: as pessoas se engajam a exemplos, não a discurso. Suas atitudes falam mais que qualquer argumento.

Alinhe as expectativas, ouvindo o que todos têm a dizer e de que modo percebem o trabalho proposto.

Esclareça o propósito, deixe claro além da meta a importância de alcançá-la. Com propósito claro a empatia e o engajamento são mais facilmente alcançados.

Solte as amarras. Incentive novas ideias, são elas que geram novos resultados. Está tudo igual? Modus operandi igual, resultados iguais.

Busque atualização constante. O líder precisa reciclar-se constantemente. O mundo muda o tempo todo. Conceitos antigos não necessariamente são ultrapassados, mas podem te levar até uma etapa do caminho. Ir adiante implicará, necessariamente, em atualização.

Líder não é um cargo ou função, o líder é alguém responsável por desenvolver pessoas para chegar onde elas não chegariam sozinhas.

Deixe um comentário